quarta-feira, 6 de maio de 2009

* A PANDEMIA SUÍNA E O PORCO DE COBRIÇÃO DE ÓIS DA RIBEIRA...

Meu caro
ribeirense:

O susto que essa tal pandemia por aí nos anda a pregar levou-me a procurar saber do que se trata realmente, a saber do que andamos por aí a falar.
O que li passa na verdade por dizer mais ou menos isto: que de suína, a gripe só tem a origem pois, de facto, é bem humana.
A história da gripe, de resto, regista o aparecimento de grandes epidemias mundiais (as tais pandemias) quase sempre por adaptação ao homem de vírus suínos da gripe. Por isto, as expectativas em relação ao vírus aviário H5N1 (sigla que identifica os dois principais antigénios do vírus, e que definem se temos, ou não, imunidade contra ele) eram a de, com alguma probabilidade passar para o porco e deste para o homem, adquirindo capacidade de transmissão homem a homem.
Talvez nada disso venha a propósito, nem entendo nada disso, mas ocorre-me um dos meus terrores de criança: que era uma senhora (que hoje sei dizer que era mãe do sr. Manuel Augusto) que andava na rua com um porco de cobrição. Pelava-me de medo de cada vez que via o animal na rua, atrás ou à frente da senhora!!!
Só o desfiz um dia, quando foi lá a casa fazer o serviço dele e a minha avó, com umas asneirolas pelo meio, me tentou explicar o ofício do «vírus» dele!
Cuidado com a pandemia, não te emporques!
Rua,
2.Dois

Nenhum comentário:

Postar um comentário