domingo, 30 de setembro de 2007

* O PÓLO EDUCATIVO DE ÓIS DA RIBEIRA E A ABSTENÇÃO DO PRESIDENTE


MEU CARO
RIBEIRENSE:
As notícias que tenho do pólo educativo são as da net, pois não tenho estado em Óis e o que li foi que a Assembleia Municipal de Águeda “chumbou” a Carta Educativa proposta pela Câmara: 22 votos contra, 15 a favor e quatro abstenções. E que uma das abstenções foi do presidente da Junta de Óis. Francamente não percebi.

Todos nos lembramos que a criação do pólo educativo de Óis e de Espinhel - que veio a englobar Travassô - era uma das aspirações ribeirenses. Então como é que se explica que o nosso presidente da Junta de Freguesia se tenha abstido? Não entendo, só se fôr por alguma razão partidaria, pois no interesse de Óis parece não ser.

Há coisas que a razão não entende.

Não faço ideia do que irá acontecer agora, pois se a carta educativa foi chumbada, se calhar não vai ser criado nenhum pólo educativo em Óis. Será assim? Tu percebe isto? Eu não...

Boa semana para vocês.

Tua,
2.Dois

sábado, 29 de setembro de 2007

* GENTE CERTA NA HORA CERTA...

MINHA CARA

AMIGA:

Apreciei o teu raciocínio sobre a sociedade ribeirense, de invejas e intrigas como disseste. Curiosamente, também tenho essa ideia, mas nem sempre ao longe se conseguem ver bem melhor as coisas! Sempre conheci Óis como uma terra de teimosos.

Não concordo tanto com a tua apreciação sobre o centro social, que é realmente uma obra notável para a nossa terra e só pode ter acontecido por se terem conjugado vários factores favoráveis: A gente certa na hora certa e a pacificação da própria associação. Mas gente certa na hora certa certamente não por acaso e por mérito deles próprios. E não custa acreditar que também com muito trabalho. Uma obra daquelas não se faz com meia dúzia de tostões.

Por falar em Óis, tens notícias daquela história do pólo educativo?
Diz coisas.
Teu,
1.Dois

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

* INTRIGAS E UNIÕES RIBEIRENSES

CARO AMIGO
RIBEIRENSE:


A nossa terra, como tu sabes, é assim meio intriguista, é de muitas invejazitas parolas e gosta muito de dizer mal e boatar-abaixo, pelo que essa conversa se este ou aquele fez isto ou aquilo, francamente que não me interessa muito.

Eu olho para o que fazem as Juntas de Freguesia, seja esta que está lá agora, seja outra qulquer e acho que não fazem mais nada que a sua obrigação e para mais numa terra como a nossa, que é pequenina e tudo o que se faz logo se vê.

É verdade que o centro social é uma obra extraordinária, mas também tanto quanto julgo saber, foram as pessoas certas para a associação, no momento certo. E também julgo saber que as coisas lá não foram tão pacíficas, pois houve directores substituídos e outros que entraram e saíram.

O que eu acho é que Óis tem falta de um grande líder, aue agltunine as várias forças para os mesmos projectos. Penmso eu de que...

Tua,
2.Dois

terça-feira, 25 de setembro de 2007

* OS PASSEIOS E OS PERSONAGENS


CARA AMIGA:


Tiveste sorte, o teu Sporting empatou! Olha lá os pontos que já leva de atraso! Os lagartos estão como o PS de Óis da Ribeira: a perder gás e a corrida para o título, aqui para ganhar a Junta de Freguesia.

Concordo contigo, relativamente, nessa opinião sobre o autor da opinião sobre as jornadas culturais. Até certo ponto, pois trata-se realmente de um personagem no mínimo imprevisível, tanto quanto me parece. No entando, a ele se deve grande obra em Óis e merece todos o nosso respeito. É curioso, de que partido é ele?
Sobre as jorndas, o melhor da festa foi o passeio a Braga, diz que encheram quatro camionetas, portanto mais gente em Braga que nas culturas nocturnas da pateira. O meu tio diz que foi um bom passeio e de passeios sabe ele!
Sábado, vocês são meus convidados, lá para as 5 da tarde, TMOR!!!
Teu,
1.Dois

domingo, 23 de setembro de 2007

* JORNADAS E PASSEIOS

MEU CARO:


Realmente também li a crítica sobre as jornadas culturais, mas não sei como a entender, escrita por quem foi, segundo o que li. De todo o modo, é evidente que há jornada culturais a mais. E já agora pergunto eu porque é que lhe chamam jornadas culturais?

Imaginemos que dagora em diante a Arcor e a Tuna tambem começam a fazer excursões de borla como a de hoje para a malta. E depois para quem e que vão os votos nas eleições?
E também não percebo porque é que há malta que não vota no PSD, que é o partido da Junta, e vai na mesma chular o dinheiro da Junta, nestas passeatas à custa do orçamenro. À custa dos impostos que todos pagam e de que só alguns beneficiam.

O meu Sporting está a perder, vou rezar e dormir!

Tua,
2.Dois

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

* JORNADAS EM TEMPO DAS VINDIMAS

CARA AMIGA:

O que queres tu que te diga ao jornadear das coisas de Óis, se nem por Óis nestes dias de festa ribeirinha?! Pouca coisa, para além do que tu mesma disseste. Sou também de opinião que são jornadas a mais, não vale a pena falar nisso, penso eu...

Todavia, pouco importará o que penso eu ou pensas tu pois as instituições que as organizaram tem toda a legitimidade e só lá vai quem quer. O chato disto é que, pelos vistos, pouca gente quer ir e então a conclusão mais evidente é que é tempo e energias perdidas.

Não tenho andado com muita pachorra para essas coisas mas li no
Dois Por Três uma crítica muito interessante sobre isso. Já leste? O que pensas disso?
Bom fim de semana. Eu vou ter vindima em casa dos sogros.
Teu,
1.Dois

terça-feira, 18 de setembro de 2007

* JORNADEAR POR JORNADEAR...


MEU CARO AMIGO:


Muito me admiro eu com essa tua falta às grandiosas festas ribeirinhas, gastronómicas, culturais, desportivas e musicais da n/ autarquia. Supunha-te bem mais dado às causas de Óis, dando por boa conta a tua sempre acelerada conversa sobre a terra. Afinal é só conversa fiada e não puseste lá os pés. A festa para ti não é festa. Eu não pus, por não estar cá!
O jornal da caserna já me fez constar no entanto que a coisa tem sido pouco participada e que o samba dos brasileiros no domingo á tarde até que nem correu muito bem, pois começou quase duas horas atrasado - o que é sempre lamentável.
A malta de Óis está pouco virada para jornadear e a ter que o fazer, a jornadear por jornadear, vai para outros lados, o que até é pena pois estas organizações sempre têm custos e boas intenções.
Estou a ver o teu Benfica a perder por dois a zero em Milão. Ai o meu Sporting amanhã.
Passa bem.
Tua,
2.Dois

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

* O DIABO DA AUTO-PROPAGANDA.... E O PERÍODO DE REFLEXÃO


CARA AMIGA:


Esse teu jeito para gozar com o parceiro, aprendeste com quem? Ora vai-te lixar mais os teus comentários e com essa tia ideia da força dos políticos. E vê lá, não descubras a careca, para não se ver o «oxigenado»...

Olha e sobre essa da política ser redutora, até que acho graça ao teu comentário: enfias a carapuça, ou estou enganado? E sobre isso do Pólo Educativo, vais ver que não vão faltar uns tipos a auto-propagandearem-se: «Ai se não fosse eu a tratar disso!!!»...». E a propósito: tiveste alguma coisa a ver como isso?

Este fim de semana andei a jornadear cultura e a fomentar o desporto de Óis. Isto está cá uma dinâmica que nem te digo. É verdade, não te vi. Não quiseste jornadear, ou estiveste em algum período de reflexão. Ah, esquecia-me saíste.

Xau...

Teu,
1.Dois

sábado, 15 de setembro de 2007

* NÃO PEDIR A LUA PARA TER ALGUMA COISA


MEU CARO
RIBEIREIRO:
Sempre surpreendente!! Não contava com este teu deslumbramento e esta tua emoção, quanto à criação do pólo educativo. Será que te caiu um lágrimazinha do olho. Adorava ver...
Como vês e usando as tuas palavras, Óis é pequenino mas mostra que tem força. Os nossos políticos fizeram alguma coisa... Ainda bem que gostaste. Vais ver que ainda vais ter mais surpresas. Não vamos pedir a lua, mas há coisas que a nossa terra não tem e pdoerá vir a ter, assim se acabe com a política redutora que por cá se tem feito. E nisso dou-te razão.
Olha, estou sem tempo. Bom fim de semana. Vou estar fora!
Tua,
2.Dois


sexta-feira, 14 de setembro de 2007

* VIVÓ O PÓLO EDUCATIVO E, CLARO, OS POLÍTICOS DE ÓIS DA RIBEIRA

MINHA CARA

RIBEIREIRA:


Dizes tu que vamos ter pólo educativo e se o dizes eu acredito. Por alguma razão andas tu por lá a fazer de conta que andas metida na política. Oxalá... Tiveste alguma coisa a ver com isso? De todo o modo e parafraseando-te, sinto-me feliz. Com toda a sinceridade...

O que eu sempre achei em Ois é que as pessoas estão mais à espera que as coisas lhe caiam do céu, em vez de lutarem por elas. Quando lutam quase sempre conseguem, o que é muito bom para todos. Bato palmas a isso e a esses!.

Agora o que não psoso concordar é quando dizes que ando de pé atrás com os políticos, que tenho alguma coisa contra eles. Não tenho não... Não gosto é de aldrabões e mentirosos, incompetentes e bacocos com a mania que são alguém. A ti, ainda não te tenho nesse naipe.

Olha, bom fim de semana.

Teu,

1.Dois

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

* AFINAL SEMPRE TEMOS O PÓLO EDUCATIVO


CARÍSSIMO
RIBEIRENSE:

Hoje não te perdoo, por esta boa notícia, a de ser criado o pólo educativo que inclui Óis, Espinhel e Travassô. Como vês, valeu a pena lutar e ter esperança nas decisões políticas e a ti rebentou-te a batata na boca! Toma!!! E eu estou felicísima! Toma!!! Esta batalha está ganha!

Se bem te lembras, fartaste-te de gozar comigo, por causa do pólo educativo e não deixaste de mandar as tuas habituais bocas contra os políticos. Sempre me pareceu que tens uma pedra no sapato contra os políticos. E contra as mulheres políticas? Também tens?

Não sei onde ficará o pólo educativo mas olhando para o mapa, Óis fica no meio. Logo, eu acredito que fique em Óis, até porque a Junta de Freguesia já disse que dava o terreno do Surpel.
Toma!!

Tua,
2.Dois

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

* A MULTIPLICAÇÃO DAS JORNADAS CULTURAIS DE ÓIS DA RIBEIRA

ESTIMÁVEL

AMIGA MINHA:


O mais delicioso desta nossa conversa pública é a forma como tu desvias o essencial para o acessório. Como eu te entendo! Mas está bem: é bom que ribeirenses ocupem lugares de destaque na vida pública. Ainda bem, achi eu !!!... Parabéns para eles e para nós! É sempre bom, estarmos do lado dos melhores e mais fortes.

Não concordo contigo é nessa de eu estar a expiar pecados. Como sabes, eu não tenho pecados, sou gente de bem, embora goste de aguçar a minha crítica sobre as coisas. Por isso, naquele «exagero» crítico, foi forma de dizer que só faltava agora que a Igreja ou a comissão de gado organizassem também as suas próprias jornadas culturais. Foi piada, em função do exagero com que ambos observámos a multiplicação das tais jornadas, qual multiplicação dos pães!

Ou não é assim? Eu assim penso. E não estou a meter água, pois não?!
Aquele abraço.

Teu,
1.Dois

terça-feira, 11 de setembro de 2007

* JORNADAS CULTURAIS RIBEIRENSES E OUTRAS TUAS MALVADEZAS A MAIS


CARO AMIGO
RIBEIRENSE:

Como já falámos na jantarada do leitão de Águeda, parece-me um claro exagero que se realizem tantas Jornadas Culturais em Óis da Ribeira. O que na prática acontece é que nenhuma delas atinge a qualidade que todos gostaríamos que tivessem. Acho eu.
Tu é que bem que evitavas aquela malvadeza de te referires á ìgreja. Andas com os neurónios desmiolados, ou com os pecados mal expiados. Cá para mim, andas com algum peso na consciência!

Dispersam-se os valores, uns para aqui e outros por ali, e continuamos todos como a lesma, na mesma. Mais valia que se organizassem em comum e fizessem umas grandes jornadas. É que vai-se a ver e repetem-se umas às outras: toca a tuna e dança o rancho, vai a orquestra juvenil e aparecem uns grupos de fora a encher o programa. Encher, encher, encher...
Sabes por acaso como correu o fim de semana das Jornadas Culturais da Tuna? Se calhar, não puseste lá os pés, como eu.

Falámos do presidente da ACOAG, o sr. José António Pires, mas na verdade eu não o conheço, embora saiba quem ele é e que até pertence à Assembleia de Freguesia de Óis. Mas é sempre agradável saber que conterrâneos nossos ocupam estes lugares de importância. E ouço dizer que bem!

Hoje estou com alguma pressa. Até mais ver...

Tua,
2.Dois


segunda-feira, 10 de setembro de 2007

* A MODA DAS JORNADAS CULTURAIS, AS DIVISÕES E A POLÍTICA LOCAL

MINHA CARA

AMIGA:

Estou banzado com o que me contaste de Óis, no nosso agradabilíssimo jantar aleitoado de Águeda. Antes de mais, deixa-me dizer-te que gostei de voltar à cidade, por aquela hora da noite afora e com o programa que foi a Festa do Leitão. Formidável o fogo de artifício, nunca tinha visto aquilo sobre o rio.

Ainda por cima, soube lá que o presidente da ACOAG organizadora da Festa do Leitão e da Associação dos Comerciantes, é de Óis, casado com a Milú Resende. Fantástico, como Óis sempre nos/me surpreende!!! Senti-me feliz!

Quanto ás novidades de Óis, retenho-me numa apenas, como conbinámos: na verdade parece-me errado que as instituições locais tenha entrado numa «corrida» a ver qual faz mais jornadas culturais.

É pena, cada qual devia estar no seu canto e a exercer as suas obrigações. Voltámos aos tempos das divisões e da politiqueirice barata. Falta agora que a igreja e/ou a comissão do gado resolvam também fazer umas jornadas culturais.

Quanto ao resto, minha cara amiga, sem comentários. Como combinámos.

Teu,
1.Dois

sexta-feira, 7 de setembro de 2007

* ISSO DO LAR PRECISA DE POLÍTICOS DE PESO, PARA NÃO CHUPARMOS NO DEDO


MEU CARO
A dar-te música, eu?
Não ando nada a dar-te música. Gosto é de brincar e às vezes de te provocar, pois tu logo de arrelias e reages de uma maneira muito engraçada! É só por isso.
O lar, o lar... O que eu ouço dizer e que a Arcor apresentou uma nova candidatura, depois de uma primeira que estava cheia de erros, ou não sei quê e que foi chumbada. E que depois de ser aprovado o de Travassô que nós bem poderemos ficar a chupar no dedo.
Mas com a pressão dos políticos de Óis, quem sabe se não chegaremos lá. Os nossos políticos são homens de peso. Por mim, faço figas e rezo a todos os santinhos para que seja aprovado, vamos lá a ver.
Sábado, então, lá estaremos na Festa do Leitão e para ver o concerto dos Xutos & Pontapés. Não de esqueças, olha que é já amanhã.
Tua,
2.Dois

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

* SOBRE ISSO DO LAR O MELHOR É ESTARMOS TODOS CALADOS... - PENSO EU DE QUE!

MINHA CARA

AMIGA:
A tua costela política não anda a funcionar bem, de certeza! Então alguma vez aqui iria dizer os nomes dos ineptos, dos incapazes e dos incompetentes? Ninguém gosta de assim ser chamado e eu ainda iria apanhar com um processo em cima! Cruzes, canhoto, era o que me faltava. Parece que me queres dar música.
Os que são ou não são, todos sabemos, pois basta olhar para o que é feito ou não foi feito, ou que se promete e não se cumpre, por aí fora. Eu sei que tu sabes que eu que sei que tu sabes quem eles são.
Sobre o lar, nada sei - a não ser o que se ouve dizer e ouve-se dizer muita e cada coisa que o melhor é estarmos caladinhos. Depois de ler o que se disse no almoço do aniversário da Arcor, o melhor é não fazer comentários.
A leitoada fica combinada para sábado. E vamos aos Xutos e Pontapés?!
Teu,
1.Dois

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

* QUEM SÃO, ENTÃO, OS INEPTOS DE ÓIS? VAMOS É À FESTA DO LEITÃO DE ÁGUEDA.

MEU CARO

AMIGO:
Continuas o mesmo veneno em pessoa, sempre a mandar as tuas bojardas e a atacar desabridamente, a torto e a direito. Diz-me lá, então: quem são os ineptos de quem falas no teu post de ontem? E porque são? O que é que tu sabes que eu não sei?
O que ouço dizer sobre o pólo educativo, é a tal história do abaixo-assinado, combinado pelas Juntas de Óis e Espinhel. E que o Armando Fererira desancou no presidente da Câmara, de alto a baixo, numa Assembleia Municipal. O Armando Ferreira como a gente sabe, não é de modas e não as poupa a ninguém. Agora deu-lhe, por causa do tal pólo educativo - que eu nem sei bem o que é.
Quanto ao lar, o que ouço dizer e até vi escrito não sei onde é que estão à espera dos resultados da segunda fase - o que, com franqueza, não sei bem o que quer dizer. Vamos esperar para ver.
Então, a leitoada fica para sábado?!
Combinamos na 6ª. feira.
Um abraço.
Tua
1. Dois

terça-feira, 4 de setembro de 2007

* NÃO SÃO AS TUAS BOCAS QUE ME DEIXAM TRISTE! É A INÉPCIA DE ALGUNS



CARÍSSIMA
AMIGA:

Ora com que então não sabes nada de nada do que se passa sobre essa história do pólo educativo e muito menos do lar cde idosos e desconfias até que se perguntares a alguém, ninguém te sabe dizer?! Olha, para já, eu não sei de nada, mesmo nada. Garanto-te... Mas gostava de saber, lá isso gostava.

Mas eu não saber, que diabo.... nem é preocupante de nada. O problema mesmo é se essas coisas vão ficar lá para as calendas ribeirinhas de Óis, como tu dizes. Anda para aí uma malta de nariz todo empinado e depois, quando chega a hora de mostrar o que se valem mesmo a sério, não valem nada.

Isto é que deixa triste. Não são as tuas bocas, não. É a inépcia e vaidade de uns quantos cidadão que não valem realmente nada e se pavoeiam todos! Parecem uns papagais!

Sobre a festa do leitão, não poderei lá ir antes de sábado e bem que eu gstaria e lá ir amanhã na abertura, para ver a tuna. Mas não pode ser, estou longe, como sabes.

Sábado, isso sim, estarei em Óis e podemos combinar isso.

Um agraço.

Teu
1.Dois

segunda-feira, 3 de setembro de 2007

* AS CALENDAS RIBEIRINHAS

EMBRUXADO

DE IDEIAS:

Não percebo essa tua surpresa pelo envolvimento da autarquia nas coisas de Óis da Ribeira porque afinal eles foram eleitos para servir o povo e até recebem algum por isso. Portanto, que trabalhem. E que façam lá as jornadas que bem entenderem.
O ataque do presidente da Junta ao presidente da Câmara não é nada de anormal, basta que nos lembremos quem eles são: ex-familiares políticos agora em trincheiras diferentes. E naturalmente os laranjinhas ainda não engoliram a derrota de há dois anos - portanto há que dar cachaporra nos socialistas.
Não sei o que se passa sobre isso do pólo educativo e muito menos do lar e desconfio que se perguntar ninguém me sabe dizer. Como tu, embruxado das ideias ontem proclamavas, tudo isso é bem capaz de ficar lá para as calendas ribeirinhas de Óis.
Vais quarta feira à festa do Leitão? Diz que a Tuna vai lá tocar. Vocês pagam lá o jantar?
Um abraço,
2.Dois

domingo, 2 de setembro de 2007

* O PÓLO EDUCATIVO, O LAR, A REDE DE SANEAMENTO E AS CALENDAS GREGAS

BRUXINHA

RIBEIRENSE:
Concordo contigo, não vale a pena continuarmos a discutir questões de fé e da maior ou menor prática religiosa! Onde nos poderíamos chegar, realmente, comparando dogmas e fazendo juízos de valor sobre o que de mais íntimos temos na alma.
Li entretanto que o presidente da Junta de Freguesia se saiu das cascas e desatou a queixar-se da falta de apois da Câmara de Águeda. Que é que queres? E o que é que ele quer? Somos pequeninos e todos fazem pouco dos pequeninos.
O que é tu achas disto?
Lá se foi (ou vai) o tal pólo educativo, lá se vai (ou foi) o lar, vamos perdendo esperanças e até a tal segunda fase do sanemaento vai ficar para o tempo das calendas gregas. Queres apostar? Até pareces bruxa... - Ou sou eu que sou bruxo?
Vamos falar disto?
Teu,
1.Dois


sábado, 1 de setembro de 2007

* AS VERGONHAS DA FÉ E DE QUEM NÃO PARTICIPA EM NADA MAS FALA DE TUDO


Meu caro:


Não sei já o que te dizer, sobre a tua conversa meia fiada sobre a religião, as práticas e a fé. Fiquemo-nos por aqui, pois são assuntos demasiadamente íntimos e delicados e que, ampliados em conversa desta natureza e aqui, obviamente não nos levarão a lado nenhum.

Quanto a obras, creio que já falámos sobre isso - as da igreja, as do adro, as da capela de Santo António. Francamente, não vejo que possas sentir-te autorizado a falar sobre estas matérias, pois, como tu próprio confessas, não participas.Ora, não participando, que diabo terás tu a ver com isso?

Já sei: vais dizer-me que, como ribeirense, até te sentes envergonhado. Mas olha, envergonha-te das tuas vergonhas. Tens algumas.
Ás vezes, pareces-me meio lírico.

Tua,
2.Dois