terça-feira, 10 de maio de 2011

* O PADRE QUE ESTEVE PRESO E LIGADO ÀS OBRAS DA IGREJA E À CONSTRUÇÃO DA PONTE


MINHA CARA
RIBEIRENSE:


O padre que esteve ligado a essas obras deveria ser o Monsenhor José Benardino, que era o dono da casa encostada à Arcor e terá morrido há uns 50 anos.
Os meus avós dizem que ele era monárquico e que esteve preso pelos republicanos, logo depois da implantação da República, por causa de umas bombas postas na ponte do pano, do caminho de ferro para os lados de Oiã, que por isso fugiu para o Brasil, no princípio do século XX e que quando voltou foi um dos impulsionadores da construção da ponte. Foi ele mesmo que presidiu à comissão das obras
Eu disto tenho ideia de ter lido a história no primeiro site da Arcor, que foi apagado e que ele foi pessoa muito importante em Óis e até conselheiro de um papa, ou coisa parecida.
Os meus avós dizem que por altura das obras da igreja nos finais dos anos 50 do século XX deveria aser ele o pároco de Óis, já velhinho e depois de ter estado ua série de anos na de Águeda.

Boa semana de trabalho para vocês.
Teu,
Dois.1

Nenhum comentário:

Postar um comentário